sábado, 22 de maio de 2010

ANALOGIAS

Caros leitores convido-os a seguirem-me numa simples analogia, imaginem o seguinte:

Num certo edifício as pessoas que lá habitam queixam-se ao gestor do edifício que lhes cheira a fumo e que possivelmente alguma coisa está a arder no prédio. O Big Boss peremptoriamente, diz que não há razões para alarme porque o cheiro intenso a fumo que se faz sentir não é do edifício em questão mas do edifício vizinho. Uns instantes após a queixa o cheiro a fumo começa a intensificar-se e os alarmes começam a tocar. Mais uma vez toda a comunidade do edifício queixa-se ao responsável pela gestão, e este mais uma vez tranquiliza as pessoas dizendo que o fumo continua a ser apenas do vizinho e que já chamou uma equipa especializada em resolver questão de alarmes que tocam sem qualquer razão de ser. Assim todos os alarmes existentes no edifício foram desligados!
Tendo passado mais uns instantes e com a temperatura a subir e o fumo a ficar cada vez mais espesso e antes dos condóminos se virem queixar, o Big Boss antecipa-se e marca uma reunião para discutir assuntos pouco relevantes mas com impactos enormes na estrutura do prédio, como instalar mais um elevador, mudar o telhado por um outro igualmente eficaz mas 4 vezes mais caro, melhorar e aumentar os lanços de escadas ou o fundo de caixa que precisa de ser aumentado. Qualquer interferência por parte de quem assiste sobre o fumo, cada vez mais presente, e do calor que irradia será tratada com forte crispação e descredibilizada pelo chefe que afirma com toda a convicção que não há motivos para alarme e tudo foi já resolvido. Uns instantes depois, as piores suspeitas tornam-se realidade!!! O fumo e o calor deram lugar a fortes labaredas que ameaçam destruir o edifício, mais uma vez, quando recorrem ao responsável, ele, mais uma vez, diz que está tudo a ser tratado e que os bombeiros irão ser chamados a qualquer altura e que agora é preciso que todos os condóminos se unam a ajudem a combater a chamas tendo que fazer alguns sacrifícios pelo bem comum.
Uns minutos depois com toda a gente já evacuada do edifício a observar a labaredas a consumir, o responsável diz para se continuar com a tentativa de controlo das chamas e que os bombeiros foram já avisados, devendo de chegar a qualquer altura, para virem combater o incêndio.

Com os escombros do edifício completamente carbonizado como pano de fundo, o Big Boss reúne todos os condóminos dizendo que fez tudo ao seu alcance para prevenir incêndios e que era impossível prever tal catástrofe devido à inexistência de sinais óbvio de uma iminente catástrofe, não precisando de pedir desculpas aos condóminos pela tragédia.

Agradece o esforço, que agora diz ter sido insuficiente, por parte dos condóminos e que o importante agora é reconstruir um novo edifício e que é a altura ideal para implementar o então proposto novo elevador e telhado que falou anteriormente mesmo quando o edifício tem apenas 4 andares e 2 elevadores perfeitamente funcionais com uma taxa utilização de 20%.”

Cpt. Xilema

FUPAMP – O Comprimido Vermelho!

terça-feira, 4 de maio de 2010

BAILADO POLÍTICO

Caros leitores e interessados em fazer de Portugal um melhor país,

Ultimamente as comissões parlamentares sobre o caso PT TVI, têm dado muito que falar, o Sócras não quer lá ir, apenas responderá por escrito, quem já lá foi e falou, apenas disse o que lhe convinha e não disse mais por pretenso segredo de justiça (eu tenho outro nome para isso…) e depois de tanto bulício, de tantos segmentos dos jornais nacionais, depois de tantas entrevistas e reportagens, depois de rios de tinta gastos em esquemas gráficos para explicar todas as ligações, o percurso e contactos dos indivíduos chamados a depor na comissão (e por incrível que pareça todos vão dar ao Sócras!!!) o que já se sabe até agora???

Quantos corruptos (é do que se trata tudo isto, certo?!?!) já foram responsabilizados???

Quantos crimes foram atribuídos???

Quem ganha com este espectáculo mórbido cheio de falas pretensas de justiça e moralidade???

No meu singelo ponto de vista tudo isto apenas serve de fachada, de uma cortina de fumo para criar uma falsa sensação de democracia e de agilização do sistema em apanhar os perpetradores!!! Trata-se apenas um bailado político repleto de hipocrisia, falsas intenções, veneno político, com conivência dissimulada entre as forças partidárias, passando ao povo a ideia que o sistema de condenação e de apuramento de factos é escorreito e funcional e onde ninguém (mesmo o nosso primeiríssimo) está imune!!! Abunda por esses lados falta de orientação e espinha política para discutir coisas sérias para o país e deixar os casos de justiça para quem de direito!!!

Uma pergunta também muito singela, não teremos já um tipo de sistema que tem como principal objectivo fazer cumprir a constituição do nosso país, capaz de proceder a um julgamento justo e digno e posteriormente condenar perpetradores de acordo com um código penal?!?!

Agora não me vem à cabeça do nome da entidade…. Mas tenho a certeza que já existe um tipo de instituição cujos objectivos são a justiça, equidade, rectidão, e preservação dos direitos do Portugueses!!!

O PODER E LIBERDADE DELES (O GOVERNO), SÃO-LHES DADOS PELA NOSSA (O POVO) INDULGÊNCIA E APATIA!


Cpt. Xilema

FUPAMP – O comprimido vermelho!