quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PORTUGAL – 0 INCÊNDIOS – 7

Caros leitores e militantes, tanta, tanta coisa para falar!!!

Por esta altura do ano, entre os escritores/humoristas/jornalistas/argumentistas/artistas todos falam de “silly season” para desculpar obras menos conseguidas. Apelam à necessidade de férias e por isso todo o trabalho que apresentam deve ter direito a desconto, a obra é fraca ou mesmo inqualificável porque estão cheios de trabalhar e também, porque, segundo eles não há nada com que trabalhar…. (No caso do Lado B do Bruno Nogueira, Rui Unas, do Fernando Alvim a silly season estende-se por todo o ano!!!). Mas no fundo no fundo querem é ir para a praia como o comum Zé!!! O que não falta são tópicos para desdenhar!!!

O BPP, o BPN, as portagens, as privatizações, o Governo, o caso do Carlos Queirós, aquele gajo que pensava que o crescimento que tinha nos pulmões pudesse ser um tumor afinal é apenas a ervilha que inalou e que está germinar (facto verídico!!! Podem ver a história aqui), do QREN que apenas tem 20% (Segundo diz o Ministério da Agricultura, mas todos nós sabemos que números e estatísticas não são com eles… é mais batatas e feiras de agricultura) de execução quando devia de estar perto dos 50% por esta altura… mil e um assuntos para falar!!!

Mas como o título deste post já revelou, venho falar sobre os incêndios de Verão. Todos os anos a Protecção Civil e o Ministério da Administração Interna (não tenho nada contra eles mas a completa inaptidão para lidar com fogos florestais chateia-me profundamente!!! Deixem os fogos florestais para quem sabe!!!) vem anunciar o dispositivo de combate (em números é sempre maior e melhor que o ano anterior), o intervalo para cada uma das fases e a quantidade absurda de Euros que custa tudo isto e que vão arder juntamente com a floresta!!!
No fim de todas as épocas o que temos é, milhares de hectares de floresta ardida, bombeiros feridos e mortos, carros de combate destruídos, habitações destruídas e, neste caso para este ano, 150 milhões de euros gastos com pouca ou nenhuma rentabilização!!!

No ano seguinte continuamos a ter a mesma floresta, pouco produtiva, debilitada, ardida, cheia de matos, sem ordenamento e abandonada e com um ainda maior orçamento (claro que dependerá do PEC VII) para a nova época de incêndios… estão a ver onde isto vai parar?!?

O paradigma tem que mudar!!! Têm que deixar a fase de brincar com helicópteros e carros de bombeiros que se fossem putos no dia de Natal!!! Têm que deixar investir tanto no combate e nada na prevenção e ordenamento da nossa floresta!!! Têm que responsabilizar os proprietários que abandonam os terrenos, temos que promover o valor que a floresta tem!!!

Meus senhores que agora estão num brainstorming devido ao facto que mais de 90% dos fogos são a norte do Mondego, não massacrem a vossa cabecinha!!! A razão é simples, tem que ver única e exclusivamente com o tipo de estrutura que a floresta apresenta!!! De um lado o minifúndio sem cadastro, ordenamento e pouco produtivo, do outro latifúndio com cadastro, devidamente ordenado e rentável!!! E caso tenham esquecido em anos anteriores, quando arderam 400 mil hectares, pouco ficou a sul do Mondego…

Estamos a ser goleados e ainda não se aperceberam!!!


Cpt. Xilema

FUPAMP – O comprimido vermelho!!!

Sem comentários: