domingo, 5 de outubro de 2008

5 DE OUTUBRO

O 5 de Outubro de 1910 (Implantação da República - para quem esteja menos atento a estas coisas...) que começou na madrugada de 4 de Outubro, terça-feira, numa Aldeia de nome Galega na margem sul do Tejo teve grande impacto no nosso país!!!

Se não fosse o 5 de Outubro não teríamos o Regime Salazarista, logo não teríamos o 25 de Abril e o Sócrates não estaria agora no governo mas sim o Duque de Bragança (sinceramente não sei o que seria pior...)!!!

Por isso não podia deixar passar em branco, como fazem muitos outros, este importante acontecimento!!!

A razão para o “esquecimento” generalizado é simples, é um feriado que calha ao Domingo!!! Por isso ouvem-se coisas como "O 5 de Outubro é a um Domingo?!?! Ahhh fo^º-se!!! Preciso de um feriado ao fim-de-semana como o Castelo branco precisa de mais um pénis!!!".

O português chateia-se genuinamente com o feriado!!!

Como feriado este calhou num Domingo já estou a ver alguns a desfilar hoje no jogo do Sporting-Porto com a bandeira da Monarquia só porque está chateado com o 5 de Outubro!!!

Não posso antes de acabar este singelo post sem antes dizer, PORTUGUESES REBELEM-SE (nota: não é o verbo revelar na forma sotaque tripeiro que estou a usar, mas uma forma do verbo rebelar – revoltar, insurgir)!!!

Como já dizia o Groucho Marx– “whatever it is, I’m against it!

Não pretendo ser Bartolomeu Constantino – sapateiro pobre, anarquista, que discursou a 4 de Outubro e motivou as pessoas a insurgirem-se contra o regime monárquico, do século XXI, mas não aceitem as coisas só porque sim, ou por ser mais fácil ou mais cómodo ou por ser o que a maioria faz!!!

Cpt. Xilema
FUPAMP - O privilégio se sermos uma democracia!

4 comentários:

Anónimo disse...

N podia ser a 4 porque esse dia é o dia do animal...por isso escolheu-se dia dia 5 para a implantação da república.

VIVA A REPÚBLICA

Anónimo disse...

O que se passa no 5 de Outubro é o mesmo que se passa em muitos outros "dias" inclusivamente no dia do animal como o caro anónimo fez questão de lembrar! Ninguém vive, se interessa ou sequer sabe o que se passa em determinado feriado. As pessoas vão ao cúmulo de acharem que feriado e dia Santo são a mesma coisa só porque lhes dá um furinho na monotonia enlouquecedora do dia-a-dia. Pois bém: se todos começarmos a compreender o que festejamos ou choramos em todos esses dias de "férias" desagregadas talvez conseguissemos agradecer a vida que temos hoje em dia (as pessoas só sabem fazer análises comparativas) e ser mais felizes - já poucas pessoas devem saber o que é felicidade- e a partir daí muita coisa boa vinha por consequência: produtividade, reconhecimento, felicidade e por fim, eventualmente, riqueza. Pensem nisso e deixem de ser tão frios e calculistas.

Anónimo disse...

ui rebelem-se diz este! A última ves qeu fi jiço a mulhere disse que não podia levar mais fotos minhas com as minhas cabras! Eu também lhe diçe: Tu? Bê lá bere! É mais digana a minha cabra que 10 de ti ao molho! Pimbas Calou-se . . ..Abaicho os bem fiqistas! Eh Eh eles fiqamsse! Estão abituados.

Anónimo disse...

Proposta para implementação de regulamento normativo relativo ao bom uso da Língua Galaico-Portuguesa: Substituição integral de posts que desrespeitam e pervertem a nossa Língua pela seguinte mensagem: "Eu sou fruto de consanguinidade e vejo telenovelas da TVI".